Seja bem vindo
Sidrolândia,22/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Polo magnético norte da Terra mudou oficialmente. Entenda por quê

Modelo que prevê mudanças no campo magnético é atualizado a cada cinco anos para garantir precisão em sistemas que dependem do magnetismo da Terra

Fonte: Galileu Ciência
Polo magnético norte da Terra mudou oficialmente. Entenda por quê Declinação magnética (o ângulo entre o norte magnético e geográfico) em 2025 de acordo com WMM2025. Vermelho é norte magnético a leste do norte geográfico; azul é a oeste — Foto: British Geological Survey

O Modelo Magnético Mundial (WMM) prevê como o campo magnético da Terra se deslocará e mudará nos próximos cinco anos. Lançada nesta semana, a edição de 2025 é válida até 2029 e, durante o período, veremos o polo norte magnético se aproximar da Rússia lentamente.

O modelo analisa a diferença entre o norte magnético e o chamado norte verdadeiro. Este último corresponde ao norte geográfico – um ponto fixo na superfície da Terra a 90° de latitude norte. Já o norte magnético está em constante mudança devido aos metais líquidos que se espalham pelo núcleo externo da Terra. Tal núcleo é uma camada de ferro fundido localizada entre 2,8 mil a 5 mil quilômetros abaixo da superfície do planeta.

Conforme a rotação terrestre e a transferência de calor, o movimento do ferro líquido gera correntes elétricas, e tais correntes formam seu campo magnético com dois polos. Esse processo autossustentável é conhecido como geodínamo.


Movimento do campo magnético

"O norte magnético tem se movido lentamente em torno do Canadá desde os anos 1500, mas, nos últimos 20 anos, acelerou em direção à Sibéria, aumentando a velocidade a cada ano até cerca de cinco anos atrás, quando desacelerou repentinamente de 50 km para 35 km por ano, o que é a maior desaceleração de velocidade que já vimos”, afirmou William Brown, modelador de campo geomagnético global da British Geological Survey (BGS), em comunicado.


   Localizações do polo norte magnético de 1590 a 2030 — Foto: British Geological Survey

O polo magnético da Terra se deslocou cerca de 2.250 quilômetros do Canadá até a Sibéria desde a década de 1830. E, entre 1990 e 2005, sua movimentação passou de 15 quilômetros por ano para 50 a 60 quilômetros por ano.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) e outros sistemas de navegação por satélite dependem do campo magnético do planeta, por isso, a atualização do WMM a cada cinco anos é importante.

Apesar disso, ninguém precisará fazer mudanças no celular para que os aplicativos de mapa funcionem corretamente. “Você deve ser capaz de navegar tão bem quanto ontem”, disse Brown. “Mantemos as atualizações para que seja apenas um pouco de tempo, pequeno o suficiente para que a maioria das pessoas não perceba, porque para a maioria dos usuários, a precisão é mais do que eles precisam de qualquer maneira”.


Fonte: Galileu Ciência




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login